Interessados em constituir Ligas Acadêmicas devem observar prazos e procedimentos

Postado por: Rafael Cogo

O prazo para organização das Ligas Acadêmicas no âmbito da UFMS termina em janeiro de 2019. A Resolução COGRAD nº 223 define as Ligas como entidades autônomas cadastradas na Pró-Reitoria de Graduação, propostas e organizadas por um grupo de discentes, sob coordenação geral de um docente efetivo da UFMS. O objetivo é “o aprofundamento didático de determinado assunto acadêmico, destinado a enriquecer o processo ensino-aprendizado, possibilitando uma socialização do saber com a comunidade, visando, ainda, sanar demandas sociais”.

Ainda de acordo com o regulamento, a aprovação da criação da Liga Acadêmica compete ao Conselho da Unidade onde está lotado o docente coordenador. Também ficam a cargo da Unidade a gestão, a execução e a certificação das ações realizadas. A Pró-Reitoria de Graduação é responsável por acompanhar e avaliar as ações, por meio de um comitê.

O pedido de criação da Liga Acadêmica deve ser formalizado por um docente e, por no mínimo seis discentes. Após a Fadir emitir resolução homologando a criação ou regularização da Liga, cabe ao coordenador anexar ao processo uma cópia do documento, além do plano de trabalho anual e estatuto próprio, para envio à Divisão de Apoio a Programas e Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Graduação.

Rafael Cogo, com informações da Diap/CDA/Prograd

Compartilhe: