Orgãos Colegiados

RESPONSABILIDADES DAS UNIDADES DA ADMINISTRAÇÃO SETORIAL DA FADIR, CONFORME REGIMENTO GERAL (RESOL. Nº 43/2013-CD)

 

DIREÇÃO

COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO 

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA – COAD

SECRETARIA DE APOIO PEDAGÓGICO – SAP

SECRETARIA ACADÊMICA  – SECAC

COORDENAÇÃO DE PRÁTICA JURÍDICA – COPJ

 

 

 

 

 

 

DIREÇÃO  [Voltar ao topo]

– convocar e presidir o Conselho da Unidade;

– dirigir, coordenar e supervisionar as atividades da Unidade;

– zelar pela fiel execução do Estatuto, deste Regimento e demais normas;

– coordenar as atividades acadêmicas e as administrativas da Unidade;

– zelar pelas informações da unidade mantidas no Sistema de Controle Acadêmico;

– exercer ação disciplinar no âmbito da unidade setorial, de acordo com o Regi-me Disciplinar da UFMS;

– coordenar a elaboração do plano de capacitação dos servidores lotados na Unidade da Administração Setorial, obedecidas às diretrizes e às prioridades estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional, encaminhando-o ao Conselho da Unidade;

– coordenar e aprovar o plano de férias do pessoal lotado na Unidade, reme-tendo-os à unidade responsável pela gestão de pessoas;

– opinar sobre processos referentes à movimentação de servidores docentes e técnico-administrativos em educação;

– determinar no âmbito da Unidade a abertura de sindicância e, quando necessário, propor à Reitoria a instauração de processo administrativo            disciplinar;

– baixar atos normativos nos limites de suas competências;

– constituir comissão para normatização e acompanhamento dos processos de consulta e eleições no âmbito da sua competência;

– opinar sobre afastamento de servidores lotados na Unidade;

– opinar sobre a implementação da política de gestão de pessoas;

– submeter às Unidades competentes as propostas de convênios, de contratos e de outros instrumentos jurídicos de mesma natureza;

– encaminhar à Reitoria relatórios com os resultados dos programas e das ações de sua área de competência, sempre que solicitado;

– apresentar ao Conselho da Unidade as propostas de projetos de ensino, pesquisa e de ações de extensão que devem compor os planos de atividades de ensino, pesquisa e de extensão da Unidade;

– designar docentes para orientação e tutoria de alunos de graduação quando a forma de designação não estiver prevista nas normas específicas do programa;

– dirigir as atividades dos servidores lotados na Unidade, promovendo o cumprimento das obrigações concernentes a cada um;

– zelar pela guarda e pela preservação de equipamentos e de materiais permanentes sob sua responsabilidade;

– elaborar, para encaminhamento ao Conselho da Unidade, o plano de gestão da infraestrutura da Unidade, no qual constarão as propostas de uso, de expansão e de manutenção do espaço físico e as propostas de uso, de aquisição e de manutenção de materiais e de equipamentos; e

– zelar pelas informações no que tange às atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de prestação de serviços desenvolvidos pelos docentes lotados na Unidade.

Diretora:

Prof. Ynes da Silva Félix

Servidores:

– Devanildo Braz da Silva

-Sandro Fabian Francilio Dornelles 

 

 

 

COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO   [Voltar ao topo]

– elaborar os estudos necessários à compatibilização dos programas, das cargas horárias e dos planos de ensino das disciplinas componentes da estrutura curricular, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso;

– encaminhar às Unidades da Administração Setorial as demandas de oferecimento de disciplinas;

– acompanhar a execução do Projeto Pedagógico do curso;

– orientar e acompanhar a vida acadêmica;

– acompanhar o desempenho dos acadêmicos do curso, encaminhando relatório ao Colegiado;

– assessorar as Unidades da Administração Central e da Administração Setorial em assuntos de administração acadêmica;

– coordenar a matrícula dos alunos de seu curso;

– assessorar as Unidades da Administração Setorial que oferecem disciplinas ao curso, bem como os respectivos professores, na execução do projeto pedagógico do curso e demais normas emitidas pelo Colegiado de Curso; e

– zelar pelas informações mantidas no Sistema de Controle Acadêmico.

Coordenação:

Prof. Luciane Gregio Soares Linjardi

 

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA – COAD   [Voltar ao topo]

– assessorar e colaborar com a Direção da Unidade Setorial, no planejamento, na execução e na coordenação das atividades de gestão administrativa;

– propor normas e ações que visem à integração entre as atividades de gestão acadêmica e de gestão administrativa na Unidade;

– colaborar na elaboração do plano de gestão da infraestrutura da Unidade no qual constarão as propostas de uso, de expansão e de manutenção do espaço físico e as propostas de uso, de aquisição e de manutenção de materiais e de equipamentos;

– propor a criação de grupos de trabalho e de comissões para desenvolvimento de atividades no âmbito da Unidade da Administração Setorial; e

– realizar controle patrimonial da Unidade.

Coordenação:

Andréia Gomes Gusman

Daniel Clementino Herculano

 

 

 

 

SECRETARIA DE APOIO PEDAGÓGICO – SAP    [Voltar ao topo]

– controlar e executar as atividades de apoio administrativo necessárias ao funcionamento das Coordenações de Curso;

– organizar e executar todos os procedimentos administrativos necessários as reuniões dos Colegiados de Curso;

– providenciar a publicação dos atos homologados nas reuniões dos Colegiados de Curso;

– colaborar na elaboração do horário de aula e ensalamento;

– auxiliar no lançamento da lista de oferta de disciplinas no SISCAD;

– orientar os Coordenadores de Curso sobre a seleção de candidatos à monitoria;

– desenvolver outras atividades na sua área de atuação.

Servidores:

Claudia Cristina Melo Paim

Danilo Vegini de Matos

 

SECRETARIA ACADÊMICA – SECAC    [Voltar ao topo]

– controlar e cumprir os prazos fixados no calendário escolar;

– promover a execução do cálculo de número de vagas existentes nos cursos e encaminhá-las para a Coordenadoria de Administração Acadêmica para conferência e publicação em edital;

– providenciar os materiais necessários à operacionalização das atividades da Secretaria;

– executar os procedimentos afetos à matrícula de alunos;

– orientar, controlar e conferir a matrícula dos alunos, em função dos relatórios de convocação e número de vagas;

– viabilizar a liberação das disciplinas no sistema acadêmico;

– divulgar, através de publicação, as listagens de alunos cujas matrículas tenham sido recusadas;

– orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros;

– colaborar com os Coordenadores de Cursos e Coordenadores de Gestão Acadêmica nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros;

– proceder o recebimento e encaminhar aos Coordenadores de Cursos, os processos de candidatos à vaga, para análise de currículo;

– orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados;

– encaminhar aos Coordenadores de Cursos, processos de alunos transferidos e outros, para providências quanto à análise de currículo e produção de Resoluções;

– executar o lançamento no histórico escolar das resoluções referentes à dispensa de disciplinas, emitidas pelo Conselho competente;

– executar os lançamentos e atualizações dos históricos escolares;

– orientar e informar os discentes sobre seu movimento curricular;

– acompanhar a atualização dos programas e/ou ementas das disciplinas ministradas na Unidade;

– preparar a documentação para cerimônia de colação de grau;

– instruir os processos de registro de diplomas e encaminhá-los a Coordenadoria de Administração Acadêmica;

– encaminhar aos Coordenadores de Curso os processos de aproveitamento de estudos que ingressarem na Unidade Setorial;

– emitir atestados, declarações, certificados e histórico solicitados pelos discentes;

– desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Servidores:

Eufrásio Pereira Feitosa

Camila Rondon Lamounier

Rafael Cogo

 

 COORDENAÇÃO DE PRÁTICA JURÍDICA – COPJ  [Voltar ao topo]

– propor os critérios para seleção de estagiários para ocuparem as vagas oferecidas na prática jurídica;

– indicar os professores orientadores e supervisores das atividades da prática jurídica;

– apresentar os projetos de trabalhos interdisciplinares a serem desenvolvidos no âmbito da prática jurídica;

– propor as normas e regras de atendimento na assistência jurídica gratuita oferecida pela Unidade Setorial;

– colaborar na propositura de projetos de pesquisa, ensino ou extensão que poderão ser desenvolvidos na prática jurídica;

– propor os critérios para elaboração dos formulários necessários ao funcionamento da prática jurídica;

– supervisionar todas as atividades de estágio, na conformidade com as normas e legislação;

– emitir parecer, em sua área de competência, nas propostas de convênios de estágio recebidas pela UFMS,

– assinar as correspondências, certidões e declarações, bem como emitir despachos nos processos da prática jurídica;

– aprovar a composição de equipes e escalas de horário dos estagiários junto da prática jurídica;

– elaborar a escala de professores orientadores e supervisores, supervisionando a execução das atividades;

– elaborar a escala de plantões em período de férias escolares, objetivando ao atendimento às audiências, se necessário;

– elaborar relatórios gerenciais; e

– desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

– Seção de Atendimento ao Acadêmico e à Comunidade – SEAA –

É a unidade responsável pelo atendimento, acompanhamento e execução das atividades de prática jurídica junto aos acadêmicos e à comunidade.

– proceder ao atendimento ao aluno estagiário sobre assuntos pertinentes ao estágio supervisionado;

– proceder ao atendimento à comunidade, em conformidade com os serviços oferecidos;

– colaborar na proposição de normas e regras de atendimento na assistência jurídica gratuita oferecida pela Fadir;

– supervisionar as atividades de estágio, na conformidade com as normas e legislação;

– opinar na aprovação dos relatórios de estágio após o devido exame e avaliação pelos professores orientadores e supervisores;

– propor a composição de equipes e escalas de horário dos estagiários junto da prática jurídica;

– auxiliar na elaboração da escala de plantões em período de férias escolares, objetivando ao atendimento às audiências, se necessário;

– elaborar relatórios gerenciais;

– desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Coordenação:

Prof. Aurélio Tomaz da Silva Briltes  

 

– Seção de Relacionamento da Prática Jurídica – SERJ –

É a unidade responsável pela execução e acompanhamento das atividades relativas ao relacionamento da Prática Jurídica com outras instituições públicas ou privadas.

– acompanhar, em conjunto com a COE, a realização de estágios externos;

– prestar informações sobre as atividades da prática jurídica aos docentes que buscarem essas informações;

– buscar informações e divulgar oportunidades de estágio;

– buscar parceiros de interesse comum ao Curso de Direito da Fadir, públicos ou privados, para celebração de acordos/convênios, visando fomentar a atuação da Prática Jurídica, por meio de estágios e/ou outras atividades práticas;

– fomentar o atendimento à comunidade externa, por meio de parcerias institucionais;

– colaborar na proposição de normas e regras de atendimento na assistência jurídica gratuita oferecida pela Fadir;

– opinar na aprovação e autorização para a realização de programas externos de estágio para os acadêmicos;

– elaborar relatórios gerenciais;

– desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Servidores:

Elisaneth Inácia Ferreira de Araujo

Tarsis Witley de Almeida Arruda