Homens ainda morrem mais que mulheres em MS – Maior diferença está na faixa etária entre 15 e 29 anos, quando a mortalidade masculina é três vezes maior (reportagem RCN67)

Postado por: Andre Luis Kiyoshi Shimabukuro

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que os homens ainda morrem mais que as mulheres em Mato Grosso do Sul. A maior diferença está na faixa etária entre 15 e 29 anos, quando a mortalidade masculina é três vezes maior.

Foram 659 mortes de homens entre agosto de 2021 e julho de 2022. A maior parte foi de mortes violentas, como acidentes de trânsito ou homicídios. No mesmo período, foram registrados 202 óbitos de mulheres no estado.

Segundo o delegado de polícia e diretor da Faculdade de Direito da UFMS, Fernando Nogueira, esse índice está relacionado à segurança pública, principalmente às mortes violentas entre os homens.

“Realmente, ele tem uma ligação com a violência urbana […] é a faixa etária onde os jovens que saem de casa, às vezes vão para uma festa, se expõem mais numa balada, num bar, e isso pode correr o risco realmente de ser vítima de uma violência urbana”.

“Mas também, por outro lado, a maioria das pessoas que praticam crime hoje é do sexo masculino, e isso também acaba gerando essa violência de morte entre facções, gangues, que geralmente a maioria é composta por homens”, completa o delegado.

O Diretor da Faculdade de Direito da UFMS, especialista em segurança pública, comentou sobre o fato na reportagem do canal RCN 67, confira a matéria na íntegra: https://www.rcn67.com.br/campo-grande/cbn/homens-ainda-morrem-mais-que-mulheres-em-ms/