Acadêmicos da FADIR/UFMS participam de projeto de introdução à pesquisa sobre a Corte IDH
No dia 26/06/2025, acadêmicos da FADIR/UFMS concluíram o projeto de integração e introdução à pesquisa sobre a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), sob coordenação do Professor Tiago Fuchs Marino.
O projeto, aprovado pela Resolução n° 729-CAS/FADIR/UFMS, de 10 de março de 2025, iniciou no mês de abril de 2025 e teve por objetivo analisar os impactos das decisões da Corte IDH envolvendo o Estado Brasileiro e sua potencialidade no campo da pesquisa. Para tanto, foram realizados encontros periódicos, de forma remota, tendo por finalidade contextualizar os participantes sobre a relação entre o Direito Constitucional e o Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH), fornecer orientações sobre a iniciação científica dentro do campo mencionado e proporcionar a integração entre discentes da FADIR/UFMS e alunos de graduação de outras instituições de ensino superior.
A iniciativa contou com a participação de 41 estudantes do Curso de Direito da UFMS, sendo 25 pesquisadores e 16 ouvintes. Além disso, graduandos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), orientados, respectivamente, pelos professores Melina Girardi Fachin e Breno Baía Magalhães, contribuíram com as atividades do projeto.
Ao final, os participantes apresentaram resumos de pesquisas abrangendo diferentes decisões proferidas pela Corte Interamericana contra o Estado Brasileiro, em temas como violência policial, violência de gênero, racismo estrutural, proteção de movimentos sociais e comunidades tradicionais. Foi estabelecido prazo para apresentação dos artigos científicos completos, que serão analisados pelo professor coordenador para futura elaboração de coletânea.