Colóquio abordará nova Lei de Migração e feminização das migrações
No próximo dia 23 de outubro, a Faculdade de Direito e a Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Campo Grande promovem um colóquio sobre fluxos migratórios internacionais. Em discussão, a nova lei de migração, que buscou alinhar a política migratória brasileira ao sistema internacional de proteção aos direitos humanos, e o fenômeno da feminização das migrações, importante característica dos fluxos migratórios contemporâneos.
Os palestrantes representam o Conselho Nacional de Imigração, instância de articulação da política migratória brasileira, especialmente migração laboral e o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, instituição internacional responsável por pesquisas, assessorias, eventos e publicações sobre mobilidade humana, que atua em parcerias com universidades e outras instituições.
O evento de extensão, coordenado pela professora Ana Paula Amaral, será realizado às 19h, no Auditório do Complexo Multiuso da UFMS. Haverá emissão de certificado aos participantes. As inscrições devem ser realizadas pela internet, no endereço do link. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: fluxosinternacionaisufms@gmail.com.
Programação
18h – Credenciamento
19h – Apresentação cultural
19h30 – Palestras:
Luiz Alberto Matos dos Santos – Coordenador do Conselho Nacional de Imigração – CNIg. – Tema: Nova lei de migração.
Carmen Lussi – Assessora do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM. – Tema: A feminização das migrações.
Rafael Cogo